Prefeitura de Timbaúba promove Mamaço no Bairro de Sapucaia em alusão à Semana de Amamentação

A Prefeitura de Timbaúba, através da Secretaria de Saúde, por meio da Unidade de Saúde da Familia (USF) de Sapucaia, promoveu o 1° Mamaço na Academia da Saúde, em Sapucaia, na manhã desta quarta-feira (8). Esse evento contou com a presença de várias mães acompanhadas dos seus filhos e fez parte da mobilização em defesa do aleitamento materno, incentivo dos órgãos de saúde denominado, “Agosto Dourado”.

As mães presentes no local receberam instruções da enfermeira Aline Cabral, da psicóloga Lua e dos nutricionistas Donivaldo Neto e Sonyerge. Durante uma roda de conversa, a equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e USF Sapucaia conversaram com as mamães sobre a importância do aleitamento materno, seus benefícios, sobre a alimentação, quantidade de leite para o bebê a cada mês, modo de segurar e conservar o leite do recém-nascido, uso de medicamentos durante a amamentação, carinho e o tratamento nos primeiros anos de vida, tipos de parto, entre outros assuntos.

“Esse tipo de ação é de extrema importância porque incentiva a amamentação e alerta os cuidados com a criança nos primeiros anos de vida. Sempre é importante divulgar e conscientizar sobre o bem que a amamentação faz aos bebês”, disse a secretária de saúde, Janalisse Felinto, que marcou presença no evento.

Após a realização do mamaço em alusão à Semana da Amamentação, as mamães receberam brindes das mãos da equipe da Unidade de Saúde Familiar de Sapucaia. As mães ficaram satisfeitas e agradeceram bastante o empenho de todos os profissionais de saúde da Prefeitura de Timbaúba que estiveram envolvidos no evento.

As mamães saíram cientes de como é importante a amamentação para saúde do bebê. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o leite materno seja o alimento exclusivo do bebê até os seis meses e acompanhado de outros alimentos até dois anos ou mais. Mantendo a amamentação com leite pode reduzir em até 13% a mortalidade de crianças menores de 5 anos. Também marcou presença no evento, o vereador Tarcísio.

Prefeitura de Timbaúba, Secretaria de Saúde, oferecendo um SUS que funciona

#JuntosSomosMaisFortes #MaisPertoDeTodos