Programa ”Criança Feliz” irá beneficiar inicialmente 200 famílias timbaubenses; Lançamento do projeto em Timbaúba aconteceu nesta sexta (24)

Na manhã desta sexta-feira (24) aconteceu o lançamento do Programa ”Criança Feliz” na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Timbaúba. O projeto Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) em parceria com a Prefeitura de Timbaúba, através da Secretaria de Assistência Social e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), tem o intuito de garantir o desenvolvimento das crianças e fortalecer os vínculos nas famílias. O público-alvo são gestantes e crianças de até 3 anos, beneficiárias do Bolsa Família e aquelas de até 6 anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), além das que estão afastadas do convívio familiar por medidas protetivas. As ações do programa integram as áreas de Saúde, Assistência Social, Educação, Justiça, Cultura e direitos humanos.

Inicialmente, 200 famílias timbaubenses serão beneficiadas com o Programa ”Criança Feliz”. Sete agentes sociais farão visitas a essas famílias e irão orientá-las sobre como estimular e desenvolver integralmente as crianças por meio de atividades como conversas e brincadeiras. Cada agente social será responsável por um grupo de 30 famílias. A equipe ainda conta com supervisor técnico.

O visitador terá um papel essencial, ele irá traçar um diagnostico de toda a família. As orientações repassadas irão auxiliar os pais a estimularem o desenvolvimento dos seus filhos já nos primeiros anos de vida. Isso irá contribuir para que eles cheguem à escola com melhores condições de aprendizado e tenham oportunidades de uma vida melhor.

Esse programa do Governo Federal foi conquistado pelo CRAS Timbaúba. Durante a gestão do prefeito Ulisses Felinto (um ano e oito meses), o CRAS está sendo destaque na avaliação do Índice  de Desenvolvimento.

“Quero dizer que é com grande alegria, que damos início a esse Programa ”Criança Feliz”. Mais um objetivo nosso alcançado. Conseguimos resgatar e recuperar o CRAS para que hoje, por exemplo, pudéssemos ter o “Criança Feliz” em Timbaúba. Nós temos lutado o máximo possível para ter uma Secretaria que possa dar a população a assistência necessária. Nós pegamos a Secretaria de Assistência Social sucateada e aos poucos estamos colocando tudo no seu devido lugar. Há pouco tempo atrás, aconteceu uma fiscalização do Estado no CRAS e eles ficaram surpresos com a organização. Isso para nós é uma alegria imensa”, disse a secretária de assistência social, Edjane Felinto.

No lançamento do Programa Criança Feliz, em Timbaúba, foram convidados para fazer parte da mesa, o prefeito, Ulisses Felinto; secretários, Reny Melo, Severino Gomes (Tiba) e Edjane Felinto; coordenadora do Programa Criança Feliz no município, Raquel Barbosa; Vereadores, Zito Andrade e Guel; representante da Secretaria de Educação, Diegina Marinho; presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDICA) Timbaúba, Rosane Queiroz; Presidente do Conselho Tutelar, Luiz Fernando; presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Danielle Araújo; e a gestora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Camila Borba.

Dessa forma, a Prefeitura de Timbaúba segue mais perto de todos.