Semana da Pessoa com Deficiência tem encerramento com seminário na Escola de Referência Em Ensino Médio Jornalista Jader de Andrade (EREMJJA)

Notícias

O encerramento da Semana da Pessoa com Deficiência aconteceu nesta quinta-feira (30) com um seminário na Escola de Referência Em Ensino Médio Jornalista Jader de Andrade (EREMJJA).

O seminário transmitiu muito conhecimento sobre a luta das pessoas com deficiência por respeito e inclusão social. O palestrante Edmilson Silva, pessoa usuária de cadeira de rodas, e Superintendente Estadual da Pessoa com Deficiência, ministrou uma palestra para todos os presentes e passou um pouco da sua experiência de vida e como deve ser o tratamento com as pessoas com deficiência. A orientação de Edmilson Silva deixou os presentes admirados com sua força de vontade, superação e a importância das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ele relatou que o trabalho lhe dar força de vontade para lutar pelo respeito e inclusão social. O tema da palestra foi o “Protagonismo da Pessoa com Deficiência nas Politicas Públicas”.

 

 

Outro grande momento do evento foi o depoimento de Edson Cruz. Ele contou a todos sobre a sua superação em relação à deficiência visual. Ele é outro grande exemplo de vida que assim como Edmilson Silva, luta pelo respeito, superação e inclusão social.

As alunas do Atendimento Educacional Especializado das Escolas Municipais fizeram uma linda apresentação cultural. Logo em seguida, a cantora Débora, usuária de cadeira de rodas, emocionou a todos interpretando uma música. Ao final da canção, ela arrancou aplausos do público.

Além de alunos da EREMJJA, participaram do seminário, Camila Borba, gestora do Sistema Único de Assistência Social (SUAS); Adilson Rodrigo, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD); Gildete Soares, representando o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE); Katiane Galvão, presidente da Associação dos Deficientes e Amigos de Timbaúba (ADAT); Suzete Palma, gerente de Proteção Social Especial; Rosane Queiroz, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDICA) Timbaúba.

A Semana da Pessoa com Deficiência com o tema “Práticas Inclusivas, Respeitando as Diferenças’’, teve início no dia 21 de agosto com um emocionante Desfile de Moda na Praça do Centenário. Nos dias seguintes, a ação foi para as Escolas Clóvis Salgado e Maria Emília Dutra. Os alunos desses educandários participaram de palestra e roda de conversa com os professores.

Na última terça-feira (28), foi realizada uma palestra no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. No penúltimo dia da ação aconteceu uma caminhada com início na Praça do Centenário até a Praça João Pessoa que contou com a participação de alunos, professores e sociedade em geral. A Rua Dr. Alcebíades ficou tomada de muita alegria e emoção. O intuito das pessoas que participaram da caminhada foi em alertar a sociedade sobre a importância da inclusão social e do respeito às diferenças.

A Semana da Pessoa com Deficiência foi organizada pela Prefeitura de Timbaúba, através das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde e CREAS, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) e ADAT.