Prefeitura de Timbaúba leva Campanha Outubro Rosa com exames gratuitos para Praça João Pessoa; Movimento busca prevenir e identificar câncer de mama

Notícias

Este mês está sendo dedicado a um movimento de grande importância para as mulheres brasileiras. A Prefeitura de Timbaúba sempre preocupada com o bem estar da população vem realizando através dos profissionais de saúde a Campanha Outubro Rosa em diversas localidades.

Com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama, a Secretaria de Saúde ofereceu na Praça João Pessoa, no Centro de Timbaúba, nesta quarta-feira (24), atendimentos de autoexame de mama que ajuda a conhecer melhor o corpo e a identificar precocemente alterações que possam indicar câncer de mama, além de encaminhamentos para exames de mamografia.

“Essas ações programáticas são fundamentais, haja vista que o Ministério da Saúde preconiza esse rastreamento das mulheres para o câncer de mama. E ações como essa tentam buscar as mulheres que por algum motivo não vão ao posto de saúde. Mulheres acima de 50 anos tem que fazer esse rastreamento, ou até com menos idade”, disse Dr. Fabio Fernandes, médico da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro de Santa Ana.

A Secretaria disponibilizou diversos profissionais, como psicóloga, fisioterapeuta, assistente social, enfermeiras, dentistas, Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), médico, técnica de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que ficaram a disposição das pessoas que transitavam pelo local, e até funcionários de lojas próximas reservaram um tempinho e também se consultaram com os profissionais de saúde.

Foram oferecidos na praça, atendimentos de aferição de pressão, medição rápida de glicose, atendimentos odontológicos, auriculoterapia, tratamento com ventosas, além de consultas com médico e psicóloga.

Compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnostico e de tratamento é de fundamental importância para contribuir para redução da mortalidade.

Dr. Fabio Fernandes da UBS Santa Terezinha, aconselha as mulheres timbaubenses a procurarem o posto de saúde mais próximo de sua casa para buscar mais informações e atendimento. “Na unidade de saúde, nós já fazemos isso rotineiramente com rastreamento, mamografia, exame físico e história clínica. O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil e o Ministério da Saúde busca esse rastreamento intensivo. Mulheres busquem a sua unidade de saúde, porque lá fazemos encaminhamentos para exames de mamografia (para mulheres acima de 50 anos) e ultrassom de mama (para mulher abaixo de 50 anos). É um câncer que se diagnosticado precocemente a chance de cura é muito grande, no entanto, pode ser muito agressivo no caso se descoberto tardiamente.”

Tagged