Moradores de Timbaúba se unem na luta por Sapucaia e Ozanan e protestam em frente ao CONDEPE-FIDEM

Diversas Notícias

Os moradores dos Bairros de Sapucaia e Ozanan ao lado do prefeito Ulisses Felinto fizeram uma manifestação pacífica nesta quarta-feira (24), em frente da sede da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco – Condepe Fidem em defesa da permanência das comunidades no município de Timbaúba. Os manifestantes com cartazes com dizeres “O povo pede solução, Sapucaia e Ozanan são de Timbaúba”, “Queremos Resposta”, “Queremos Solução”, “Respeitem nossa história”, “Respeite nossas origens”, entre outros, apelaram por mais agilidade da instituição para que o impasse entre Timbaúba e Ferreiros seja resolvido o mais rápido possível.

Eles estão revoltados devido à falta da realização dos serviços públicos por parte da Prefeitura de Ferreiros. Os dois bairros, atualmente, estão sem os serviços de limpeza urbana e manutenção das ruas e iluminação pública. Devido a isso, serviços oferecidos anteriormente pela Prefeitura de Timbaúba estão desassistidos pela administração pública de Ferreiros. “O prefeito de Timbaúba não pode investir e nem oferecer atendimentos a parte desses bairros porque pertence a outro município. Caso isso aconteça, o prefeito Ulisses Felinto pode ser acusado de improbidade administrativa”, disse a diretora presidente, Sheilla Pincovsky.

A diretora presidente, Sheilla Pincovsky, e o diretor de estudos, pesquisas e estatísticas, Maurílio Lima, gentilmente convidaram o prefeito Ulisses Felinto, o deputado Antônio Moraes, os vereadores Zito Andrade, Guel, Tarcísio, Gedson Marcos e Conceição, além dos representantes das duas comunidades, para debater e prestar mais esclarecimentos sobre o andamento do caso.

Após quase duas horas de reunião, a direção do Condepe Fidem chegou a um concesso com os representantes timbaubenses e informou que os técnicos do órgão vêm à Timbaúba esta semana para realizar uma nova medição. O ponto que ainda está gerando divergência é em relação ao verdadeiro local da nascente do Riacho do Ganzá.

O empenho do prefeito Ulisses Felinto em resolver esse impasse foi elogiado pela diretora presidente, Sheilla Pincovsky. A primeira vitória que Timbaúba conseguiu foi no final do ano passado. Após realizar a demarcação de um dos pontos, o Condepe Fidem constatou que havia um equívoco, com isso o município de Timbaúba conseguiu recuperar mais de mil habitantes.

“O que eu e todos os cidadãos timbaubenses, especialmente das duas comunidades envolvidas, querem é uma agilidade do Condepe Fidem nesse impasse. A demora está fazendo essas famílias sofrerem com a falta de assistência. Estou aqui pensando nessas famílias e não no dinheiro, até porque Timbaúba não perdeu recursos com esse impasse. O município de Ferreiros recebeu um aumento no FPM e não está realizando serviços públicos nas duas comunidades”, disse o prefeito de Timbaúba, Ulisses Felinto.

Hoje foi dado um passo muito importante em relação a esse imbróglio entre Timbaúba e Ferreiros. Os moradores de Sapucaia e Ozanan deram uma grande demonstração de que querem que as duas comunidades continuem pertencendo a Timbaúba. Para eles é uma questão que vai além da parte geográfica, mas que afeta as suas identidades. Pessoas que foram criadas e estão criando seus filhos em Timbaúba e que não concordam em ser administradas por outro município.