Reunião do Comitê de Crise 27-05-2020

Nesta quarta-feira (27/05), os componentes do Comitê de Crise se reuniram novamente com o objetivo de fazer avaliações sobre as ações realizadas até o momento por todos os órgãos representados nesse enfrentamento ao novo coronavírus no município de Timbaúba. A reunião virtual através de uma videoconferência discutiu os ajustes e as novas medidas que serão incluídas com a intenção de ampliar o combate ao Covid-19.
O prefeito Ulisses Felinto anunciou para os próximos dias a compra de três mil testes rápidos;
Aluguel de 02 UTI’s móveis;
Instalação de barreiras sanitárias nas principais entradas da cidade;
Compra de medidores de temperatura corporal;
Instalação de lavatórios de higienização em vários pontos da cidade e da zona rural;
Campanha educativa com panfletagem e orientações nas zonas urbana e rural;
a fase final das futuras instalações para receber especificamente os pacientes com a Covid-19.
A Secretaria de Assistência Social irá doar alimentos proteicos como carnes e produtos do gênero para os abrigos de idosos, doar EPI`S e realizar outras ações.
O Comitê tratou também sobre a fiscalização de preços abusivos no comércio, aumento na mensalidade em algumas escolas particulares e a intensificação da fiscalização de alguns comércios não essências que insistem em funcionar, contrariando o Decreto do Governo do Estado.
Também foi analisada a futura reabertura da economia, e a propositura de um plano para isso, como por exemplo, a possibilidade de reabrir as óticas como serviço essencial.
Por fim foi feita uma avaliação sobre a atuação da Compesa em nosso município nesse período de Pandemia e a necessidade de haver uma ação mais consistente por parte da empresa em atender os anseios da população que precisa ainda mais de água nesse momento.

Participaram da reunião virtual: Ulisses Felinto, prefeito de Timbaúba; os Promotores de Justiça, João Elias e Petrônio Ralile; a comandante Letícia, representando a Polícia Militar; Júlia Matos, representando a Secretaria de Saúde; Camila Borba, representando a Secretaria de Assistência Social; Reny Melo, secretário de Planejamento; e representantes da Câmara de Vereadores, Maçonaria, OAB, CDL e imprensa.